sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Música #1


Estou aqui de novo para falar de música, e hoje é sobre um cantor gospel:
Leonardo Gonçalves
O tenor deste cara é sem igual (Para quem não sabe "tenor" é um tipo de voz masculino, sendo ela a mais aguda), alcançando notas que são de cair o queixo. (As melhores vozes são gospel, creio que ao cantar para Deus, ele nos capacita para sermos os melhores.) HEHEH'
Então vou postar alguns vídeos dele que eu achei no Youtube.

Aproveitem!

                                        É só clicar em cima de cada nome

Deixem suas críticas e sugestões na área "Microfonias"

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Musicais

Desde que eu me entendo por gente, eu amo ir ao cinema, e provavelmente é uma paixão que vem do DNA, porque toda a minha família ama filmes. A partir do momento que pude ir sozinho (ou pelo menos sem os meus pais), o cinema acabou, quase que, virando minha casa.
            Mas, mesmo que seja estranho, eu não gostava de música (¬¬’), ela me irritava, e acabava que não ouvia quase nada, mas sorte que minha “estranhice” acabou por completo (ou quase completamente).
            Então acabei por gostar dos dois, e isso me trouxe para um gênero de filmes, as vezes, odiado pelas pessoas: o Musical.
            O que musical? Você gosta disso? É. Por incrível que pareça sim. Um monte de pessoas cantando e saltitando do nada, sobre o que está acontecendo em seu cotidiano. E é por isso que eu gosto de musicais!
            Quem nunca pensou em uma situação totalmente diferente do que havia ali, de um jeito de se libertar da situação vivida no momento? Este é o legal desse tipo de filme. Os personagens vão a uma vida “paralela” a delas, em que elas podem expressar o que realmente pensam e sentem. Isso é da hora. E também este gênero é uma ótima forma de “escape” da realidade.

            Mas ultimamente os musicais não têm sido tão legais. Por exemplo o seriado Glee. Ele começa muito massa, um time de “Losers” cantando musicas que forem e são sucesso, com “roupagens” novas, mas ao decorrer da série,  a temática vai mudando e se envolvendo cada vez mais com o mundo “colorido”, e isso acabou tirando o foco da serie. E me deixando com vergonha de chegar e falar: Eae cara. tudo bem? Se assistiu o ultimo episódio de Glee?

            È. Não que eu tenha algum preconceito, mas cadê os musicais estilo “Noviça Rebelde”? Este sim foi um clássico. Nunca vi tamanha harmonia entre aquelas crianças, e ótima interpretação de Julie Andrews (é claro). Mesmo para um filme de 1965, ele continua sendo o melhor de todos.
            Mas será que os musicais que mudaram ou foi à própria cultura popular que deixou esta arte (digamos que) banal? È cultura, tome cuidado, para que não acabe virando uma cultura tão popular, que deixe de ser cultura e acabe virando um “funk”.


______________________________________________________________________________

Por falar em musicais, eu separei alguns vídeos sobre musicais que eu gostei ou partes deles.


Vídeo com uma compilação de vários musicaisDancing at the Movies
Versão brasileira da Noviça Rebelde Noviça Rebelde Brasil
Trailer da Noviça Rebelde Original - Trailer Legendado 
Trailer de Mamma Mia!, Musical só com musicas do ABBAMamma Mia!
Vídeos do filme "Escola de Rock"School Of Rock 1 / School of Rock 2
HairsprayHairspray
DreamGirlsDreamGirls


Espero que Gostem!
Bom Filme! 

Deixem suas críticas e sugestões na área "Microfonias"".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cinema #2

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I)


Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Christian Coulson, Tom Felton, Helen McCrory, Jessie Cave, Hero Fiennes Tiffin, Frank Dillane.
Direção: David Yates
Gênero: Aventura
Duração: 153 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Estreia: 19 de Novembro de 2010
Sinopse: 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1' começa com Harry, Ron e Hermione em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort — as Horcruxes.
Sozinhos, sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.
Paralelamente, o mundo da magia se tornou um local perigoso para todos os inimigos do Lorde das Trevas. A guerra aguardada com temor há muito tempo já começou e os Comensais da Morte de Voldemort tomaram o controle do Ministério da Magia e até mesmo de Hogwarts, assustando e capturando qualquer um que se oponha a eles. Mas eles ainda buscam o prêmio de maior valor para Voldemort: Harry Potter. O Escolhido se tornou o caçado quando os Comensais da Morte saem em sua busca com ordens de levá-lo para Voldemort.
A única esperança de Harry é achar as Horcruxes antes de ser encontrado por Voldemort. Mas, à medida que procura por pistas, ele descobre uma lenda antiga e quase esquecida: a lenda das Relíquias da Morte. E se a lenda for verdadeira, isso poderia dar a Voldemort o imenso poder que ele tanto busca.
Harry nem imagina que seu futuro já foi decidido pelo seu passado, quando naquele dia fatídico, ele se tornou o "Menino Sobrevivente". Não mais só um menino, Harry Potter está cada vez mais próximo da tarefa para a qual está se preparando desde o primeiro dia em que pisou em Hogwarts: a batalha final com Voldemort.


Opinião
Vamo-lá, eu fui assistir este filme sem acompanhar "nerdemente" a saga HP. Isso foi um erro.
O filme segue, obviamente, uma linha cronológica, e eu não sabia nada o que havia acontecido antes e também tem os nomes dos personagens, eu só sabia o dos principais. Me atrapalhou pacas.
Mas no geral o filme é bom, muita ação, mistério e pitadas de romance e comédia. E é lógico tem o Dobby (um pequeno duende que aparece no 2º filme), que só deixa melhor o filme.
Então se você quer assistir o filme, corra para os cinemas, mas não se esqueça de levar um Harry Potter Maníaco para lhe falar tudo o que você não sabe (e provável que seja bastante coisa). 

Obs: Se seu NERD for vestido de Harry Potter, assista o filme sozinho e depois procure por respostas no GOOGLE.

Bom Filme!

Deixe suas críticas e sugestões na área "Microfonias".

sábado, 20 de novembro de 2010

Responsabilidade tem hora marcada?

Filipe Prado

Responsabilidade social. Palavras que juntas logo são associadas às pessoas carentes, desastres, miséria e principalmente ao presente. Mas essa tal responsabilidade que tanto se fala, não pode e não deve ser somente momentânea, mas, sim, pensando no futuro das pessoas. De todas elas. Pense: o simples ato de dar um muda de planta para umas pessoas corresponde a um ato de Responsabilidade Social.
            Árvores? Responsabilidade? Sim, qual a responsabilidade maior que pensar em um mundo que não pensa no futuro, que não pensa em seu ar, que não pensa na responsabilidade com seu próximo, que não pensa em sua família, não pensa em si.
            Tá. A globalização bate a nossa porta e devemos aceitá-la. E com ela, o meio ambiente acaba sofrendo com o excesso de poluentes, deixando o “pulmão” do mundo enfraquecido.
E agora? Vale a pena “ganhar” um pouco do seu tempo, preparando uma muda para ser plantada e, futuramente, colher o fruto chamado Responsabilidade?
            Às vezes, em um simples dia de “Responsabilidade Social” faz-se a diferença, mesmo que com pequenos gestos que, no futuro podem virar grandes SIGNIFICADOS.

"Grandes poderes, trazem grander responsabilidades" - Ben Parker
_____________________________________________________________________________

Falando em Responsabilidade Social, vai uma dica de um vlogueiro chamado Denis Lee.
Ele faz um vlog diferente, e faz algum tempo ele vem fazendo uma serie de videos sobre sustentabilidade, então achei que caberia para complementar este artigo.




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Saúde se põe à mesa?


            Saudável é uma palavra que, ultimamente, não se encaixa no cardápio dos jovens. Com cada vez menos tempo para o preparo de alimentos, eles estão deixando de lado a sua saúde, e colocando a mesa o seu conforto e comodidade.
            Lanches, panquecas, frituras, o jovem encontra esses alimentos por todo o lugar que passa, assim facilitando a sua vida, porém na hora de checar a sua saúde acaba descobrindo vários problemas causados por esse tipo de alimentação, como a deficiência de vitaminas e minerais.
            A nutricionista Rita Mendes diz que a falta desses elementos, encontrados em saladas e frutas, não deixa que o metabolismo funcione corretamente, assim tendo uma maior facilidade de contrair infecções, um sistema imunológico mais fraco, ou seja, deixa o seu corpo com as defesas fracas, tendo uma maior facilidade de contrair algo.
            Alguns jovens que querem cuidar de sua alimentação acabam virando vegetarianos, mas sem uma orientação adequada ele acaba piorando, porque ao não ingerir proteína a pessoa tem maior chance de ter contrair males como a anemia. A nutricionista relata como alguns jovens vão à academia para se manter em forma, mas não comem carne e tentam supri-la com suplementos alimentares, “isso é um erro”.
            Mesmo com essas tentações em volta e a falta de tempo, o jovem deve tentar se alimentar o mais saudável possível para que no futuro não sofra conseqüências, e para ter uma base de quais conseqüências, preste atenção em seus pais e avós, algumas doenças são genéticas e associadas com seu estilo de vida.
            Com isso observe algumas dicas de como cuidar melhor de sua alimentação: 


  • Evite as bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes. 
  • Deve-se mastigar devagar e pacientemente, para que nossa digestão não seja prejudicada. 
  • Devagar com os líquidos, principalmente os alcoólicos e açucarados. Geralmente eles nos "ajudam a engolir os alimentos" - mal mastigados - dificultando a digestão. 
  • Os líquidos gelados resfriam rapidamente o estômago, retardando muito o trabalho dele. 
  • Cuidado também com os temperos, que costumamos usar para incrementar o sabor da comida. Muitas vezes eles irritam as mucosas do aparelho digestivo. 
  • A maneira como guardamos os alimentos, como os preparamos e manipulamos pode, se for de maneira errada, enfraquecer ou até mesmo eliminar seu valor nutritivo. Um exemplo disso é com as frutas cítricas, ricas em  vitamina C. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Futebol (do ensino) Fundamental

Vamos a mais uma crônica, e dessa vez é crônica esportiva
Mas esta é em primeira mão, pois ainda não entreguei para a avaliação. HEHEH'
Aproveitem e deixem comentários 



O futebol arte é admirado e respeitado pelos Brasileiros. Mas creio que o último jogo do campeonato mato-grossense, de Sinop contra Operário, desrespeitou todas as regras de como fazer esta arte.
No primário o futebol era pura diversão e todos jogavam sem ter o mínimo de vergonha, foi mais ou menos o que aconteceu neste jogo. Primeiro ouve o apagão. Duas torres de luz apagaram, mas o jogo continuou, assim somando ao “grande” futebol que estava sendo jogado naquela partida. Pense: 22 jogadores, correndo atrás de uma bola, porém sem enxerga-lá direito. Trágico!
Depois ouve a chuva. Isso só veio a somar no jogo dos times (principalmente ao Perereca, goleiro do Operário). Escorrega aqui, ali, esta parte com certeza me lembra a época do primário. Crianças jogando na quadra molhada, e claro, sem saber jogar futebol. Além do time do Sinop ter de trocar de uniforme, por que o deles era branco e não queriam lavar com Vanish, Poder O2!
E é claro teve o grande momento para o goleiro Glauco, do Sinop. Chuva e luzes quase que totalmente apagadas, e uma falta a favor do Operário. O jogador, quase no meio do campo, se prepara para o chute. Se concentra, e chuta. Glauco corre para fora do gol, levanta os braços e imediatamente pede outra bola para substituir aquela. Mas o que ele não sabia era: A bola entrou no gol! OK! Es­pera. Como isso aconteceu? O “soberano” Glauco explica que não enxergou a bola por causa da luz e o vento a parou. Tá! O vento tudo bem, de fato estava ventando, mas as luzes? Ele se esqueceu de estar jogando um jogo em um estádio que estava sofrendo da falta dela.
É. Creio que na escola os jogos eram mais ou menos neste nível. Onde deveria-se assistir com as luzes apagadas, dentro de casa e, como sempre, com risos, muitos risos. Por isso eu sempre digo: “Esporte está no seu DNA, se em seu não tem. Vá jogar queimada!”

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FotoNovela

Gente vai ae mais um trabalho da faculdade.
Este eu fiz no 1º ano, foi muito fera, e traz muitas lembranças
Curtam ai minha Fotonovela (Eu esqueci o nome dela XD)



O que acontecerá? Continue vendo.

domingo, 14 de novembro de 2010

Nostalgia total

Eae?! Eu achei isso na net, e serve como complemento para a minha reportagem "Do Superfantástico às calças coloridas"


Planejar para viajar


Sol e água fresca. Tudo o que uma família busca em suas férias, porém todo este sol e está água tem um custo, e sem uma economia focada nas férias, o que acabe se comprando é um “dia nublado e água quente”.
            Toda a família espera longos onze meses para que no final do ano possam viajar. E durante esses meses mobilizam toda a família para “juntar” dinheiro para a sonhada viagem, mas isso pode ser um desperdício se antes não for feito o planejamento adequado. Tudo que vai ser gasto deve ser colocado no planejamento, gasolina, hotel, comida, diversão. Depois deve saber quanto cada um pode economizar. “Cada família tem uma renda e sabe perfeitamente o quanto é possível poupar dentro do rendimento familiar dela”, está é uma dica do economista Leonardo Mussury, não adianta planejar uma viagem exuberante e pensar em guardar o que não se tem. Isso nunca funcionara.
            O bom planejamento é essencial para uma viagem, com ele a sua viagem estará garantida. Quando a família não vai por conta própria, mas sim por uma agência de viagens, o planejamento deve ser melhor elaborado, porque é sempre bom fazer orçamentos em várias empresas, e com muita antecedência, para que possa saber quanto vai deve ser gasto com cada parcela. “O que vai direcionar suas férias, se elas vão ser mais baratas ou mais caras, é a antecedência de sua compra” João Paulo, agente de viagens.
Economia é essencial para as férias
            Para guardar dinheiro crie uma conta poupança, o cofre em casa, o famoso porquinho, também é uma boa alternativa, porém para o Mussury, o dinheiro que está em casa é um dinheiro parado, deixando de ser produtivo, não gerando “economia” para a cidade. Mas é um bom incentivo para as crianças, com isso elas vão aprender a economizar desde cedo.
            Uma outra dica é tentar viajar nos meses de baixa temporada, “pessoas que buscam períodos de baixa temporada, são as que não conseguem acompanhar a alta temporada, em função do valor, é uma alternativa” diz Mussury. Com a demanda por produtos menor do que nos meses festivos, a preços diminuem deixando as férias mais acessíveis, podendo se desfrutar de “regalias” que nos outros períodos eram mais caros.
Janaina Rodrigues
            A família Teodoro sempre viaja no final do ano, porém ao invés de economizar, eles se planejam para usar o 13° salário para as férias ”usamos sempre o salário dos meus pais para a viagem” é o que diz a filha mais velha do casal, Eliana Teodoro. Até hoje para eles isso vem funcionado bem, mas para outras pessoas é mais difícil, fazendo economias o ano inteiro ou buscando formas alternativas de arrecadar dinheiro.

            Maria Aparecida Siqueira, é aposentada e busca no patchwork (artesanato com retalhos) uma forma de distração e também uma renda extra para viagens. Ela ensina outras pessoas a fazerem este mesmo trabalho, contendo já sete alunas e uma funcionária, além de vender seus trabalhos na cidade de Dourados. Há várias outras formas de se arrecadar dinheiro, e isso vai de acordo com cada um.
            Para quem não quer viajar de carro e muito menos de ônibus, uma boa alternativa é o avião. O seu preço não está mais acessível para a população, além de levar um tempo menor para chegar ao seu destino, isso se chama custo oportunidade. A dica é ficar de olho em promoções que acontecem nas agências e sempre comprar com antecedência, porque quanto mais lotado ele estiver, mais caro ele fica.
            Certo. A família não quer viajar de carro, ônibus e avião, a alternativa é o cruzeiro, “hoje em dia o cruzeiro é o melhor custo benefício que se tem no mercado.” É a dica de João Paulo. Além de ficar em um hotel cinco estrelas, o navio oferece teatros, cinemas, alimentação, visita a várias praias, o cruzeiro também pode ir para fora do país, ou seja, é uma boa alternativa para quem quer relaxar. Mas como em todas as alternativas, o cruzeiro deve ser bem planejado, por existir um leque de navios que podem ser escolhidos, como também uma série de rotas percorridas por eles, deixando-o mais caro ou barato.
            Segundo o economista Mussury e o agente de viagens João Paulo, as famílias de classe média hoje em dia podem tranquilamente viajar para o exterior, “Tudo é possível, o tempo de poupança é o que vai dizer”. Janaina Rodrigues economizou dinheiro ganho com o lucro dos artesanatos que ela faz e viajou, com a amiga, para a Argentina. Ficou durante uma semana em Buenos Aires. “Dormidos em albergues e fizemos passeios a pé”, essa foi uma das alternativas que ela encontrou para economizar na viagem ao exterior.
            Com a venda de pacotes e principalmente o parcelamento deles, ficou mais fácil ir para outros países “eu não vejo dificuldade de um indivíduo que ganha R$ 2 mil juntar dinheiro por 1, 2, 3 anos e viajar para o exterior”, Mussury acredita que com um bom planejamento qualquer um pode fazer a viagem dos sonhos.
            Planejar é o primeiro requisito para uma viagem, não importa para onde vá ou com quem, faça um orçamento que caiba no seu bolso, levando em conta como você vai, a onde vai ficar, dentre outras despesas e depois divida em 12 meses ou mais e veja se conseguira “sustentar” essas férias.
           


sábado, 13 de novembro de 2010

Coisa de Blog's

Gente encontrei isso no blog mihlandia.blogspot.com, da minha Prima Emily ( Lálala ), Achei interessante colocar aqui para matar curiosidades alheias ( HEHEH' ). Então vamos lá.

01 - Nome?
Filipe Prado

02 - Quantidade de velas no teu último aniversário?
Aiin. Nem teve bolo, muito menos vela. Era para ser 19. XD


03 - Tatuagens?
Never.

04 - Piercings?
Não.


05 - Já ficou bêbado?
Sim. De Coca com Sorvete. (É Sério)


Cinema

Gente Grande (Grown Ups)

Elenco: Adam Sandler, Rob Schneider, Maria Bello, Maya Rudolph, Chris Rock, Kevin James, David Spade, Tim Meadows.
Direção: Dennis Dugan 
Gênero: Comédia
Duração: 102 min.
Distribuidora: Sony Pictures
Estreia: 24 de Setembro de 2010
Sinopse: Gente Grande, com Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Rob Schneider e David Spade, é uma comédia sobre cinco amigos, que faziam da parte do mesmo time de basquete, que se re-encontram após vários anos para o funeral do seu treinador. Com as esposas (Salma Hayek, Maria Bello, Maya Rudolph) e os filhos na cidade, eles passam juntos o fim de semana de 4 de julho, na casa do lago onde,alguns anos antes, comemoraram o campeonato. E, ao rememorar os tempos antigos, eles descobrem que envelhecer não significa necessariamente amadurecer. 
Crédito: Cinepop.com

Palpite

Você gosta de filmes de comédia? Então este é o filme certo.
Gente Grande é um filme que, digamos, explicitamente faz uma crítica a infância do Século 21. O filme começa com os amigos principais do filme jogando basquete e é obvio ganhando esse jogo, e logo após aparece um deles já adulto, Adam Sandler, com seus dois filhos mimados e que só pensam em vídeo-game (eu particularmente queria dar um soco nesses moleques), mas ao longo do filme eles e os filhos dos outros personagens descobrem a “verdadeira” infância (e as Garotas HEHEH’).
Então, este filme é ótimo para quem busca diversão com os amigos, garanto que terá gargalhadas do começo ao fim
Aproveitem este feriado e corram para os cinemas!
Até o próximo post.

Obs: Sites especializados em cinema que eu acesso.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrevista com Hamilton Kuniochi, o criador do site letrasdotrem.blogspot.com

Porque você gosta do trem da alegria?
Não só neles, mas também em outros grupos infantis da Dec. de 80.

Sou um nostálgico por natureza, o que me faz possuir uma série de interesses por diversos assuntos de épocas passadas, à vida cotidiana, os produtos, anúncios, músicas, programas de TV, futebol, enfim. Não apenas aquilo que compôs a minha infância, como também os mais antigos. Quanto ao Trem da Alegria, claro que a questão da infância pesa muito mais. Porém, considero a música do Trem da Alegria a de maior qualidade dentre os grupos infantis, artística e tecnicamente e também quanto às letras e as mensagens passadas através das canções.

Como foi este BOOM de grupos infantis na dec. 80?
  
Até os anos 80, a música infantil se compunha basicamente por adultos cantando para crianças, em tom professoral ou pretensamente didático. Mesmo as músicas de Palhaços, como o Carequinha, procuravam trazer lições de moral, boas maneiras e respeito aos pais. Mesmo as crianças que cantavam não cantavam para crianças, mas para agradar o paladar dos adultos. Precisavam se adequar a um padrão esperado, meio rígido, meio formal, sem a espontaneidade infantil. Era tudo muito baseado no Dó-Ré-Mi da Noviça Rebelde. Fora isso, havia os disquinhos com músicas, contos de fadas e historinhas, possíveis num contexto em que não havia videocassete, e as músicas de exaltação patriótica, próprias da época. 

Os grupos infantis surgiram num momento de mudança desse paradigma. A Turma do Balão Mágico corporifica essa grande "revolução" infantil. A gravadora CBS copiou a fórmula do grupo mexicano Timbiriche, juntou ótimos talentos e fez as versões das músicas para o português, com Edgard Poças, um ótimo trabalho. A "revolução" foi literal: os adultos saem do comando, as músicas não mais são feitas para encaixar no padrão do que os pais e adultos esperam de comportamento para as crianças, mas para agradar diretamente as crianças. A Rede Globo, muito viva, levou o Balão Mágico para a TV. Com isso, o sucesso foi imediato, pois se abriu um novo nicho de mercado para a indústria fonográfica.

Na esteira d'A Turma do Balão Mágico vieram os outros grupos, entre eles o Trem da Alegria.

Porque eles faziam tanto sucesso?

Porque as gravadoras souberam aproveitar o momento, que era favorável ao mercado infantil. Todo mundo queria cantar para crianças. A Globo fez os especiais Arca de Noé e Pirlimpimpim, com os artistas em destaque da época, composições de Toquinho e Vinícius e consagrou Aretha Marcos, a apresentadora. O SBT fez em 1984 o Festival Internacional da Criança, do qual saíram todos os integrantes do Trem da Alegria.


A música infantil, mesmo com a explosão do pop e do rock brasleiros, foram as que mais venderam na época. O Balão e o Trem venderam milhões, mesmo em época de extrema recessão, como em 1986, auge da crise do Plano Cruzado da era Sarney. Nesse ano o Trem da Alegria vendeu mais de um milhão de cópias da canção He-Man, mais do que qualquer outro  artista, com exceção do Roberto Carlos. Depois, veio a Xuxa e conseguiu vender mais de três milhões num só ano, estourando todos os recordes da indústria fonográfica do Brasil.

Além disso, as produções dos principais artistas infantis tinham muita qualidade. Arranjos bem produzidos, letras bem amarradas. Edgard Poças fazia ótimas versões das músicas mexicanas para o Balão Mágico, que começou a ter também algumas canções feitas por compositores brasileiros. No Trem, Michael Sullivan e Paulo Massadas, os maiores "hit makers" da época, eram responsáveis pela maioria das composições, que caíam direto no gosto da criançada. Eles souberam colar os interesses e o universo das crianças brasileiras com muita inteligência e oportunismo, assim, colocavam nas letras referências a jogos e brincadeiras típicas do Brasil e a heróis e personagens da televisão.

A maior prova do sucesso que a música infantil fazia era o interesse das gravadoras em colocar os principais artistas dos seus elencos para fazer participações especiais nos discos. Gal Costa, José Augusto, Lucinha Lins, Absyntho e Xuxa gravavam com o Trem. Com o Balão, Baby Consuelo, Erasmo Carlos e os Novos Baianos. 

Mas o principal ponto para os grupos mais importantes (Balão e Trem) era o carisma de seus integrantes.

Você tem discos e outras relíquias do Trem?
 
Foram lançados nove discos, entre 1984 e 1992, um por ano. Tenho todos estes, e tenho também compactos e discos promocionais, que eram distribuídos às rádios antes do lançamento dos LPs. Ao todo, tenho cerca de 25 discos do Trem.

Também tenho material gravado da televisão, que costumo editar e postar no YouTube, fotos, revistas e recortes de jornal.

O que você acha dessas bandas que influenciam as crianças atualmente? (Restart, Jonas Brothers, Justin Bieber, etc)
  
Nomes como Jonas Brothers e Justin Bieber são sinais da mudança provocada pela globalização. Os ídolos nacionais na música foram substituídos por artistas estrangeiros, de força econômica e de mídia muito maior. Nos anos 80 também havia ídolos estrangeiros, como o Menudo, mas havia um contraponto nacional. Agora, cada vez mais, não existe.

Quanto aos grupos nacionais como Restart e outros, é impossível comparar com os grupos infantis de vinte anos atrás. Acredito que possam ser comparados aos grupos mais pop como Dominó e Polegar, guardadas as proporções. O Trem da Alegria atacava uma faixa etária dos 6 aos 12 anos, mais ou menos, que não é o público desses grupos novos. No mundo de hoje, houve uma retração no mercado infantil e um inchaço do mercado adolescente. A música infantil é restrita às crianças pequenas, ainda na pré-escola, e depois disso há um vácuo. Por isso é que a garotada começa precocemente a gostar de certos grupos que não seriam adequados pela idade. Aliás, a música para essa faixa etária "teen" é totalmente diferente do que era naquele tempo, por causa da liberalização dos costumes. No fim dos anos 80, Patricia ou Simony cantavam sobre paqueras de escola, um romance idealizado, quase tímido, ingênuo. Vinte anos depois, a Kelly Key cantava se gabando do ex-namorado que ela esnobava e que vinha "babar".

Cada época tem seus ídolos e seu estilo. Mas não é meu gosto.

Qual a maior diferença entre os grupos passados e presentes, e suas semelhanças?

Como eu disse a música infantil atualmente não existe. Muitas pessoas comentam que as gravadoras deveriam voltar a investir nesse mercado, mas isso é impraticável. A indústria fonográfica não lucra mais para um investimento desse porte. Certamente, talentos infantis para cantar não faltam, mas não creio que haja compositores com a qualidade necessária hoje em dia. A própria gravadora do Trem da Alegria tentou relançar um grupo com esse nome, em 2001, e não deu certo. 

Mercado, no entanto, há, e a prova disso é o sucesso que as músicas infantis dos anos 80 continuam fazendo com as crianças, mesmo sem nenhuma divulgação, apenas com a sua utilização por pais e professores na educação das crianças em casa e em festas e eventos escolares. Várias vezes recebo comentários no blog e nos vídeos que posto no YouTube de crianças dizendo-se fãs do Trem da Alegria, o que é muito recompensador.


Obrigado

Do Superfantástico às calças coloridas

Superfantastico / do balão mágico / o mundo fica bem mais divertido. Uni duni duni te / ô ô ô ô Salamê mingúe / ô ô ô ô Sorvete colore / Sonho encantado onde está você?. Quem não se lembra dessas músicas? Para muitos, estas são o hino de sua infância, mas a geração 2.0 tem se esquecido dessas músicas e se projetado em bandas teen que muitas vezes não tem uma temática tão “mágica.”
 

Dec. De 80
Nos anos 80 a música infantil sofria um grande BOOM, porque neste período surgiram bandas infantis que na sua composição havia crianças e não adultos. Com isso as músicas começaram a ser de “criança para criança”, agradando tanto os filhos quanto os pais.
Dentre os grupos formados, os que se destacaram e se destacam até hoje foram o Balão Mágico, composto por Simony, Mike, Tob e mais tarde Jairzinho, e o Trem da Alegria com Luciano Nassyn, Patrícia Marx e Juninho Bill. Estes grupos fizeram à alegria da garotada durante muitos anos e rendeu um programa televisivo chamado “a turma do Balão Mágico”, elevando os índices de audiência da época, “A Rede Globo, muito viva, levou o Balão Mágico para a TV. Com isso, o sucesso foi imediato, pois se abriu um novo nicho de mercado para a indústria fonográfica”, como afirma o fã das bandas infantis Hamilton Kuniochi.
O sucesso da criançada foi estrondoso, com sua espontaneidade, inocência e uma certa magia, estes grupinhos fizeram sucesso. “Eu adorava assistir o Programa do Balão Mágico, é uma época que deixa saudades”, Eunice Giron sempre acompanhou a turminha e acha que os programas e bandas atuais não têm o mesmo “tempero” que ela tinham antes, “uma coisa que eu não vejo nelas é a inocência, hoje se fala muito em amor e traição, e se esqueceram de ser criança.”

Depois de alguns anos as crianças das bandas começaram a crescer, assim sendo substituídas por outras, que não faziam o mesmo sucesso que o grupo original, então depois de anos estes grupos começaram a se dissolver, deixando um grande vazio na música infantil.

2010
            No século 21, as crianças trocaram o quintal e a bola pelo quarto e o controle do vídeo - game, assim a sua cultura musical também mudou, as musicas ficaram mais eletrônicas, e os grupos mais “bonitinhos”, por conta da globalização os grupos tem uma predominância estrangeira e também são mais teens e menos infantis. Como é o caso de Jonas Brothers, Justin Bieber e a exceção brasileira o Restart.

            Com a ascensão do Youtube, muitas das bandas encontradas hoje, foram conhecidas primeiramente pelo site. “Meu primeiro vídeo do Restart eu vi no Youtube, e hoje eu amo eles” foi o que disse a fã Quézia Falcão. E isso não para de crescer cada vez mais bandas e cantores são vistos no site e dominam a cabeça das crianças, gerando crianças cada vez mais parecidas com seu ídolo, uma Geração 2.0.
           
80 vs. 2010
            Mas o que difere estas novas bandas das antigas? Simples, as crianças. De 80 para 2010, a tecnologia ao nosso redor mudou e com isso as crianças mudaram, deixando de lado certos gostos que agora se dizem infantis. ‘No fim dos anos 80, Patricia ou Simony cantavam sobre paqueras de escola, um romance idealizado, quase tímido, ingênuo. Vinte anos depois, a Kelly Key cantava se gabando do ex-namorado que ela esnobava e que vinha “babar”’, isso foi o que Kuniochi observa com esses novos grupos.
            “Eu prefiro as músicas atuais, elas falam sobre amor, enquanto as do Trem da Alegria eram muito infantis.” Quézia Falcão como outros fãs, não vêem os antigos grupos como espelho, e acabam se voltando cada vez mais para os novos grupos que surgem.
            É claro que nem todos os grupos perderam a toda a inocência, é o caso dos Jonas Brothers que mesmo atraindo milhares de garotas para seus shows, eles procuram sempre a boa imagem a se passar para seus fãs. E muitos ainda gostam de ouvir as crianças de 80, como é o caso da fã Eunice Giron e de Hamilton Kuniochi, que até hoje colecionam discos. “Foram lançados nove discos, entre 1984 e 1992, um por ano. Tenho todos estes, e tenho também compactos e discos promocionais, que eram distribuídos às rádios antes do lançamento dos LPs. Ao todo, tenho cerca de 25 discos do Trem” nos conta Kuniochi gabando de sua coleção.
            Com toda esta tecnologia, as crianças ganharam uma nova cultura musical, deixando para trás grandes nomes da música, porém com eles vem surgindo grupos que mesmo sem toda a magia dos anos 80, trazem para essas crianças a alegria que é característica delas, um tesouro que nem o tempo pode apagar.

E já voltei...


Vou postar aqui uma Radionovela "Ramãu e Marieta" feita por mim e meus colegas do curso de Jornalismo.
Agente ganhou um prêmio por Ela.


Então dêem um olhada:


http://ow.ly/38YdF

Tarrrde pra vocês. HEHEH'
Eae Gente?! Tranquilos?
Meu nome é Filipe Prado  e Sou estudante de Jornalismo.

Essa é a minha primeira postagem
Espero que gostem
Fllw's



O BARULHO QUE (PROVAVELMENTE) PENSA


Música, para muitos é definida como “o barulho que pensa”, mas ultimamente eu não a vejo       pensar muito.
Enquanto nos anos dourados os brotinhos se divertiam tomando “banhos de lua”, hoje as garotas gostam é de sair de “saia e bicicletinha”. Aaah!!! Era bom quando minha vó só se preocupava com o “fio de cabelo comprido” preso no palitó do meu avô. Agora a maior preocupação é saber se o “rebolation” é realmente bom.
Que menina inocente aquela que foi na igreja e gritou: “por favor, pare agora!” Para que seu amor não se casasse. A inocência daquela menina foi embora quando outra disse: ”agora eu to solteira e ninguém vai me segura!”.
É dona música, você não é mais a mesma, e os seus autores, que às vezes nem te conhecem direito, estão vendendo modinhas passageiras para que eles tenham sucesso e nós, ouvintes, ficamos com um grande “créu” em nossas novas mentes vazias.
Agora devemos colocar a “mão na cabeça" e começar a olhar para nossa consciência (se ainda tivermos uma) e nos perguntar se continuaremos desprovidos desse "barulho pensante", virando para nosso cérebro e dizendo para ele: vo te come! Vo te come!