quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Saúde se põe à mesa?


            Saudável é uma palavra que, ultimamente, não se encaixa no cardápio dos jovens. Com cada vez menos tempo para o preparo de alimentos, eles estão deixando de lado a sua saúde, e colocando a mesa o seu conforto e comodidade.
            Lanches, panquecas, frituras, o jovem encontra esses alimentos por todo o lugar que passa, assim facilitando a sua vida, porém na hora de checar a sua saúde acaba descobrindo vários problemas causados por esse tipo de alimentação, como a deficiência de vitaminas e minerais.
            A nutricionista Rita Mendes diz que a falta desses elementos, encontrados em saladas e frutas, não deixa que o metabolismo funcione corretamente, assim tendo uma maior facilidade de contrair infecções, um sistema imunológico mais fraco, ou seja, deixa o seu corpo com as defesas fracas, tendo uma maior facilidade de contrair algo.
            Alguns jovens que querem cuidar de sua alimentação acabam virando vegetarianos, mas sem uma orientação adequada ele acaba piorando, porque ao não ingerir proteína a pessoa tem maior chance de ter contrair males como a anemia. A nutricionista relata como alguns jovens vão à academia para se manter em forma, mas não comem carne e tentam supri-la com suplementos alimentares, “isso é um erro”.
            Mesmo com essas tentações em volta e a falta de tempo, o jovem deve tentar se alimentar o mais saudável possível para que no futuro não sofra conseqüências, e para ter uma base de quais conseqüências, preste atenção em seus pais e avós, algumas doenças são genéticas e associadas com seu estilo de vida.
            Com isso observe algumas dicas de como cuidar melhor de sua alimentação: 


  • Evite as bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes. 
  • Deve-se mastigar devagar e pacientemente, para que nossa digestão não seja prejudicada. 
  • Devagar com os líquidos, principalmente os alcoólicos e açucarados. Geralmente eles nos "ajudam a engolir os alimentos" - mal mastigados - dificultando a digestão. 
  • Os líquidos gelados resfriam rapidamente o estômago, retardando muito o trabalho dele. 
  • Cuidado também com os temperos, que costumamos usar para incrementar o sabor da comida. Muitas vezes eles irritam as mucosas do aparelho digestivo. 
  • A maneira como guardamos os alimentos, como os preparamos e manipulamos pode, se for de maneira errada, enfraquecer ou até mesmo eliminar seu valor nutritivo. Um exemplo disso é com as frutas cítricas, ricas em  vitamina C. 

  
Veja alguns alimentos e seus nutrientes:
Acerola: Vitamina C, potássio, zinco 
Banana: Vitamina C, potássio 
Batata: Vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio 
Brócolis: Vitamina C 
Cenoura: Potássio 
Couve: Vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, sódio, cálcio, zinco 
Feijão Preto: Vitaminas do complexo B, ferro 
Germe de Trigo: Vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, zinco 
Laranja: Vitamina C, potássio 
Lentilhas: Vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco 
Maracujá: Vitamina C 
Morango: Vitamina C, ferro, zinco 
Pêssego: Ferro, potássio 
Pimentão: Vitamina C, vitaminas do complexo B

Nenhum comentário:

Postar um comentário